You are currently viewing Descarte de lixo na comunidade merece atenção

Descarte de lixo na comunidade merece atenção

Descaso! Esse é o sentimento de muitos moradores da Vila Pantanal com relação ao descarte de lixo da comunidade.

A Terracom, empresa responsável pela limpeza urbana da Cidade, realiza diariamente a coleta de lixo doméstico da comunidade. Porém, a Vila Pantanal conta apenas com dois contentores de lixo para atender as 3000 famílias que vivem no local.  Com as caçambas cheias, a solução para muitos é colocar o lixo ao lado do lugar destinado para essa função.

“É pouca caçamba para esse tanto de gente que mora aqui”, afirma o aposentado José da Silva, que reside na comunidade há cinco anos.

O lixo despejado em local errado traz inúmeros malefícios para a saúde coletiva e o meio ambiente, como doenças e a poluição do solo e da água. Ele também é capaz de produzir o gás metano que, além de contaminar o solo, é um dos principais agentes do efeito estufa e vinte e uma vezes mais nocivo ao ar do que o gás carbônico.

De acordo com o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) realizado em 2020, mais de 17 milhões de brasileiros não têm coleta de lixo nas residências e apenas cerca de 4% dos resíduos são reciclados.

Além disso, em muitas cidades não existem aterros sanitários e áreas próprias para recebimento de resíduos recicláveis. Embora toda essa estratégia para melhorar a questão faça parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), pouco se tem feito para mudar esse cenário.

Coleta de lixo em Santos

Segundo a Prefeitura de Santos, atualmente, o município conta com mais de três mil contentores espalhados nos bairros, conjuntos habitacionais e corredores comerciais.

Na Zona Noroeste, por exemplo, as principais avenidas e vias secundárias estão contempladas com 752 unidades para descarte do lixo doméstico (restos de alimentos e embalagens sujas e úmidas).

Com capacidade para mil litros cada, os contentores são exclusivos para os detritos orgânicos, como restos de alimentos e embalagens sujas e úmidas, que devem ser depositados no dispositivo em sacos plásticos fechados.

Nesses equipamentos, é proibido o descarte de restos de obras. Neste caso, o munícipe deve contratar uma empresa fornecedora de caçambas (para grandes quantidades) ou acionar o Cata Treco pelo 0800-7708770, que retira gratuitamente restos de obras e entulho (máximo de 10 sacos com 10 kg), com dia e horário agendados.

O lixo é um problema de todos

Só há poucos anos que a questão do lixo começou a ser seriamente debatida em todo o mundo, com a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Segundo estudos do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o 4º país que mais produz lixo em todo o mundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos (1º lugar), China (2º lugar) e Índia (3º lugar).

Para reverter essa situação, são necessárias políticas públicas voltadas para a educação e conscientização da população sobre consumo e os malefícios causados pelo lixo descartado de forma incorreta.